7 de dez. de 2006

Comprar ou não comprar?

Estou com uma duvida imensa a respeito de comprar ou não um notebook, e existem alguns pontos que tenho que considerar como; para que comprar? qual marca? Entre outras coisa como custo beneficio e qual configuração.

Bem a marca normalmente esta relacionada ao preço, e nesse caso é melhor escolher uma marca conhecida e consolidada no mercado, já que por mas pior que seja a marca ai se vão uns R$2000,00 e depois ficar se arrependendo por causa de uma economia que pode no final das contas sair mais caro, isso eu não quero, é melhor pagar mais caro para não haver arrependimento, dentro desse critério separei algumas marcas que acredito serem confiáveis e são elas:IBM, HP, Toshiba, Dell, Acer.

Vou tentar fazer uma pequena triagem, mas não estou aqui jugando as melhores marcas ou fazendo qualquer tipo de classificação, estou apenas fazendo uma seleção segundo meus critérios de necessidade, custo e o que espero dessa maquina, pois dentre as marcas citadas qualquer uma delas tem modelos que me atenderiam, vou começar pela IBM que deve ser um dos melhores e que agora são na verdade Lenovo, me parecem ser muito bons, mas pra o que eu estou querendo acho o preço um pouco salgado, a HP para mim tem o seguinte problema, os modelos mais acessíveis vem equipados com os processadores AMD que não tenho nada contra, mas no meu caso estou interessado nos modelos Intel dual core, e os que estão com esses processadores o preço vai lá em cima, Toshiba são também excelentes, mas não tenho encontrado muitos modelos com dual core, mas sim com sigle core, e o preço também não esta muito convidativo.

Agora vou falar dos dois últimos que foram deixados não por acaso, primeiro a Dell, que acredito ser um ótimo notebook e com preços razoáveis, mas tem uma coisa que me incomoda bastante, é que eles assim como a maioria não tem a opção de vender sem o Sistema Operacional, e ta ai uma coisa que me incomoda, pois eu não pretendo usar o Windows e ainda por cima ter que pagar por ele, se eles tirassem o Windows haveria uma economia de no minimo R$300,00 só ai já salvaria o frete e possivelmente uma bolsa para transportar o notebook, o que me seria muito mais útil, pois vou instalar em qualquer que seja o modelo ou marca o Debian Etch, a outra opção que me parece a de melhor custo beneficio é o Acer pois tenho achado modelos com configurações melhores que o Dell e com preços inferiores, o único ponto negativo que pude notar foi que ele tem alguns problemas de incompatibilidade com o Linux, existe até uma pagina que mostra as soluções para seus respectivos modelos e distribuições: http://www.linux-on-laptops.com/acer.html

Agora a pergunta que não quer calar, porque comprar um notebook? Bem na verdade meu micro em casa já esta um pouco velho e cansado acredito que ele tenha no minimo uns 4 anos de uso se não for mais, ele ainda me atende e somente algumas vezes nesse anos todos deu problema, coisas que acredito que foram normais, do tipo fonte queimada ou então mal contato na placa de video ou em memorias, quer dizer o coitado já esta meio cansado e esta chegando a hora de trocar, então pensei em comprar um outro desktop, mas acho que com toda a tecnologia se é para gastar melhor que seja com um notebook pois posso usa-lo normalmente como um desktop e ainda tenho a opção da mobilidade.

Quer dizer ta difícil de decidir, depois disso tudo ainda tem as condições de pagamento que nesse caso quem esta ganhando é a Dell, e ai é que esta a minha maior duvida, compro agora um modelo da Dell da qual posso pagar em prest6ações ou espero de 8 meses a 1 ano para juntar o dinheiro e comprar a vista um modelo da Acer com uma configuração melhor?? Quem quiser ajudar fique a vontade para dar uma opinião.

2 comentários:

  1. Cara, se você pode esperar, acho melhor economizar e comprar a vista... você vai conseguir um modelo melhor, mais novo e mais barato.

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu concordo talvez o melhor seja esperar mesmo, mas isso é dificil pois a vontade é grande e ainda tenho que ter o compromisso de guardar o dinheiro.

    ResponderExcluir

Não perca a oportunidade de falar.