16 de nov. de 2006

Ubuntu Edgy 6.10

Chega de critica, vamos conversar sobre coisas legais hoje, bem ontem eu instalei o Ubuntu Edgy 6.10 e não é que os caras melhoram a cada nova versão, fui fazer uma reorganização nas minhas partições e resolvi instalar o Ubuntu.
Eu ia apenas fazer um upgrade pois eu já tinha o Ubuntu Dapper instalado, mas ai deu um erro na hora de atualizar, ele dizia que não conseguia achar um repositório, como eu estava meio com pressa e já tinha baixado o CD, então resolvi fazer do zero, tudo ocorreu bem e sem problemas, a única coisa que achei meio estranha, é que tive que dar boot em Live-CD e depois escolher a opção de instalar, pelo que me lembro não era assim na versão anterior.
Mas o que me chamou mais atenção foi na hora de fazer as configurações, que é a parte mais chata do processo de instalação, fui logo baixando o driver da Nvidia que é de praxe dar algum trabalho, enquanto isso fui verificar a lista de repositórios para instalar outras coisa tipo o Tomboy, que já veio instalado mas não o achei no menu Aplicações, mas tudo bem, criei um lançador para ele e pronto, mas como ia dizendo tinha que instalar outros programas como o Mplayer, RealPlayer, Java, etc..
Entre uma pagina e outra do Google acabei lendo sobre um tal de Automatix, já ouvirá falar dele, que instalava um monte de coisas com muita facilidade, então resolvi testar o cara, e não é que o negocio é bom mesmo, fui nesse link que explica passo a passo como instala-lo, depois foi so rodar o Automatix2 e ele instalou não só o Mplayer, Realplayer e o Java mas também o driver da nvidia, nem pude acreditar, o pessoal do Ubuntu esta de parabéns, cada vez deixando as coisas mais faceis para o usuário, apesar de ser usuário e fã incondicional do Debian, o Ubuntu esta entre as melhores distros.

3 comentários:

  1. Cara, obrigado pela dica. Estava me batendo aqui para fazer o upgrade.

    ResponderExcluir
  2. Instalei o 6.10 aqui no trabalho, e está funcionando bem. Também tive que baixar o CD, já que a instalação via site não funcionou 100%. Agora, o de que mais gostei, sem dúvida, foi o Automatix. Rápido, eficiente, com um monte de coisas que a gente vive se batendo para instalar. Parabéns ao pessoal do Ubuntu, e a você, por dar a dica.

    ResponderExcluir
  3. No ubuntu as coisas são realmente mais faceis e concordo com o david, esse automatix é realmente uma mão na roda.

    ResponderExcluir

Não perca a oportunidade de falar.